PIB Floripa 70 Anos

Em 12 de abril de 1935 o Pr. José Miranda Pinto, durante Assembleia da Igreja Batista do Meier, apresentou o nome do Pr. Egídio e sua esposa Alice Gioia para serem os plantadores de uma congregação batista em Florianópolis.
Em 14 de julho de 1935 o casal realiza o 1º culto em Florianópolis. Muitas foram as dificuldades no início do trabalho, mas as vitórias vieram com o início da Escola Bíblica Dominical, dos Cultos de Oração e sobretudo com os primeiros 4 batismos que aconteceram no dia 22 de dezembro daquele ano.
Em 1941 a Junta do Campo do Paraná-Santa Catarina entra na parceria juntamente com a Junta de Richmond e se responsabiliza pelo sustento e supervisão do trabalho na Capital Catarinense. O pastor Patrick Sullivan assume a liderança da Congregação que a esta altura contava com 27 congregados. Ao longo destes 70 anos foram 5 locais de celebrações e hoje a Igreja conta com 839 membros e se reúne na Rua Tenente Silveira, 474 no centro da cidade.
Ao comemorar os seus 70 anos de história a PIB relembra do programa radiofônico “Ondas da Esperança”, que manteve durante um bom tempo na Rádio Guarujá; dos muitos artigos escritos nos jornais da cidade; da campanha contra as drogas no Clube Lira, realizada em parceria com a RBS, do dia em que o Governador Pedro Ivo Campos, reuniu seus familiares e parte do seu Staff na casa da Agronômica para ouvirem a Palavra de Deus. Sua filha Andrea, era convertida e viu seu pai confessar Jesus; dos 6 abençoadores anos de trabalho para construir o templo; da plantação da Igreja Batista do Pantanal e da Igreja Batista em Lages; do esforço para atender moradores de rua que caracterizou a ação social da Igreja que hoje tem uma ONG reconhecida como utilidade pública municipal, estadual e federal, da plantação do CADI e do início da congregação em Ilhota entre tantas outras ações.
Neste final de semana a Igreja realizou o culto de gratidão a Deus pelos 70 anos, quando pregou o pastor João Reinaldo Purim Júnior da Igreja Batista do Méier. Neto e filho de Letos, seu pai converteu-se em Rio Novo, ele relembrou um pouco da história destacando que seu avô assinou o certificado de batismo do irmão Edmundo Paegle, membro mais antigo da PIB Floripa. Também participaram do culto o pastor Francisco Lopes, ex-pastor e atual membro da Igreja e a irmã Juraci, filha do pastor Waldemyr Aires, já falecido. Familiares dos demais ex-pastores enviaram mensagens que foram lidas.
Tive o privilégio de estuda com o pastor Purim Júnior e aproveitei a ocasião para desafiá-lo juntamente com a IB do Méier a plantar mais uma Igreja Batista em Santa Catarina. Durante o culto relembrei a história e me apercebi que pastorei parte da família do pastor Miranda Pinto, seu filho Neander, a nora, Deisy e os netos Neander Augustos, Lucas e Caroline. Hoje Neander Kraule de Miranda Pinto dirige o Seminário Betel, fundado pelo seu pai e pastoreia no Rio de Janeiro e pretendo desafiá-lo a plantar uma Igreja em Santa Catarina seguindo os passos de seu pai.
Ao final todos participaram dos parabéns e da festa preparada com detalhes pela organização. Parabéns a PIB Floripa pela abençoada programação e por uma história que vale a pena ser relembrada e contata a nossa geração. Para ver o vídeo contando a síntese histórica da PIB Floripa acesse 

http://www.youtube.com/watch?v=z_g640I6wSk&feature=youtu.be

Pastor Jossemar Santos de Oliveira
Secretário Geral da Convenção Batista Catarinense
 
About these ads

Sobre Convenção Batista Catarinense

Somos a entidade que coordena o trabalho das Igrejas Batistas Brasileiras em Santa Catarina.
Esse post foi publicado em Eventos. Bookmark o link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s